Amigos e poetas

Ontem eu conversava com uma amiga pelo msn quando escrevi um "I know!" em resposta a uma afirmação dela. Mas, não foi um "I know" qualquer. Na minha cabeça, eu gritei um "I know" igualzinho à Monica, de Friends.

Explico: eu assisto Friends há um tempão, desde que entrou no ar, em 1994, conheço trechos inteiros de vários episódios e morro de rir de verdade. O sitcom saiu do ar em 2004 e até hoje as reprises me aliviam a alma. Mesmo. Adoro as bobagens, as sacadas, sobretudo a transparência entre os seis amigos que, com todas as diferenças, construíram uma amizade tão gostosa que todo mundo pensa que é verdade (ou será que sou só eu?).

Assim como em Sex in the City, Friends tem personagens bem distintos, exagerados na expressão pra gente conseguir se enxergar neles, e tudo com bom humor que é pra fazer sucesso. Eles moram em Manhattan e frequentam um café chamado Central Perk (com "e" mesmo), pertinho do prédio em que moram.

Falando mais deles, vou começar pela Monica, já que mencionei o "I know": ex-obesa, Monica é uma figurinha perfeccionista, controladora, competitiva. É, também, acolhedora, mãezona, leal. Chef de cozinha, Monica não confia em mais ninguém na cozinha. Morre de ciúmes de sua louça (só usa a melhor para celebrar o Thanksgiving. O coitado do Joe sempre recebe um prato de plástico). Louca para ser mãe, Monica termina o seriado casada com Chandler e seus dois filhos adotados (tanto ela quanto ele tinham problemas para uma gravidez, mesmo por inseminação. É, lá também tinha problema).

Chandler: filho de uma mãe "fervorosa" (deu em cima até do melhor amigo dele) e de um travesti, é inseguro e vive fazendo piadas. Os amigos não sabem direito no que ele trabalha, mas Chandler é contador. Tentou alguns relacionamentos e o mais engraçado foi com a Janice (oh Janice). Ele e Joe (seu roommate) viveram estórias engraçadíssimas com os patos e galinhas que criavam no apartamento. Amigão de Ross, Chandler é humilde e sempre se desculpa ao perceber que magoou um deles.

Ross: bobão e cientista, é irmão de Monica e trabalha no Museu de História Natural. Casado bem no comecinho do seriado, logo de cara se separa porque a mulher descobre que gosta de meninas (de uma, especificamente). A situação fica engraçada quando, depois de separados, eles descobrem que estão grávidos e Ross passa a "competir" pela paternidade do filho com a namorada da ex. Na verdade, Ross é apaixonado por Rachel, seu amor de adolescência, e é com ela e a filha do casal que ele termina a novela.

Rachel: mimada e infantil, Rachel trabalha com moda, na Saks, divide apartamento com Monica, e são vizinhas de Joe e Chandler. Começou o seriado vestida de noiva, pois havia fugido do altar, deixando o noivo dentista para ir morar em NY. Indecisa, ora ama Ross, ora quer ser só sua amiga. Flertou com Joe e namorou um Pablo asqueroso. Linda de viver, Rachel é delicada e virou a mãe cuidadosa de Emma, fruto de uma noite não programada com Ross.

Joe: um fofo! Ingênuo, companheiro, franco, vive tentando a carreira de ator, fazendo bicos aqui e acolá, até que vira o Dr. Drake, do seriado Days of our lives. Louco por carne, deu uma linda prova de amizade quando, Phoebe (vegetariana de carteirinha), grávida, teve o desejo "indecente" de comer carne. Fiel às vaquinhas, Phoebe não queria que nenhuma delas morresse por causa de sua vontade incontrolável de rosbife. Joe, então, prometeu parar de comer carne durante toda a gravidez dela, assegurando, assim, que nenhum bicho a mais morreria, pois ela comeria a cota dele. How are you doing? era o que ele sempre dizia, com cara de safado, quando estava de olho em alguém. Único solteiro no final da estória, Joe ganha um programa de TV na Califórnia e deixa os amigos em NYC.

Phoebe: a melhor, na minha opinião. Engraçada, honesta, transparente, Phoebe é a melhor amiga de todos. Tem uma história trágica de vida (a mãe a abandonou quando era pequena, o pai a rejeitou, foi separada do irmão - que reencontrou já adulta - , descobriu que tinha uma irmã gêmea, viveu nas ruas, foi presa, etc), mas guarda uma doçura sem igual. É massagista totalmente tochpe-tchura, acredita em ETs, é vegetariana e protege os animais. Deu à luz a trigêmeos depois de fazer uma inseminação in vitro a pedido do irmão, cuja esposa, 20 anos mais velha, não podia engravidar. Extremamente lógica nas suas viagens, tem coração doador, magia na alma, tranquilidade e coerência. Termina o seriado casando com um grande amor, coisa mais linda.

Quer saber? Nunca mais um seriado do gênero será tão bom quanto esse... ô perfeição. Assistam quando puderem, canal 47 da Net :)

Comentários

Anônimo disse…
Meu, quer escrever minha monografia?
Vc faria de ponta cabeça... rsrrsrsrs

é muito show assistir Friends e pra mim tem gostinho de novo, quando assisto, claro. Eu não peguei os primeiros capítulos e só estou vendo agora.
A Phoebe é demais!!! Gosto tb do Joe pela espontaneidade.

Mas vc assiste Two and half man... tb adoro!

Dr. House, Smallville, ER.... são tantos né!

bjs
Anônimo disse…
ah, eu nao sabia q vc é viciada tb... adoro! alias, o ross foi casado 3 vezes, faltou a inglesa, susan?????? e 1 vez em vegas c a rachel... bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Monstro da palha

Império de Acácia