Fogueirinha


Essa vida é mesmo engraçada. Cheia de contradições e diferenças, o jeito é mesmo relaxar de vez em quando para não padecer de tristeza, revolta ou tédio.

Estive hoje no SPFW, aquele marzão de discrepâncias com o mundo cotidiano e até mesmo com a vida da maioria das pessoas que circulam por lá. No meu terceiro ano de trabalho pelas salas e panelinhas do evento, confesso que testemunho algumas melhoras e mais profissionalismo, mas sempre saio de lá com a sensação de que "hã? o que, quando, como?".

Ainda bem que tem as assessorias que nos alimentam de normalidade, a maioria das meninas são bacanas, simples, recebem super-bem. Aí, a gente entra aqui e ali, atravessa o backstage com um baita segurança na porta pronto pra barrar "qualquer um". Vem alguém e diz, cheio de si, "é imprensa" e o armário de 1,90m te deixa passar. Desgosto desse passaporte, linguagem de pequeno poder que não combina comigo nem com meu jeito de dizer "obrigada". A maioria não agradece, sai empurrando com o nariz de quem, de repente, cresceu 50 cm. Enfim.

O interessante é que a maioria das pessoas que fomenta essa postura pega dois ônibus pra chegar a bienal, anda por aqui com o cartão de crédito, reclama da petulância dos demais, etc e tal. São outros jornalistas, fotógrafos, maquiadores (com raras exceções), cabeleireiros, e até os porteiros!

Gente, se vocês vissem as meninas que desfilam... 99% são e continuarão sendo desconhecidas, são todas iguais, a mesma palidez, o corpo altérrimo e desnutrido, a boca muda. Nenhuma delas fala, nem sorri, como lembrou minha companheira Lívia.

Os simpáticos, por incrível que pareça, são os donos de grife e os profissionais "de verdade" (com o perdão da palavra), como os que representam as grandes marcas, como a Natura, patrocinadora do babado. Esses pensam como empresários, sabem conversar e conhecem o poder da gentileza: nunca se sabe o dia de amanhã.

Eu sorri para a turma do "não pode sair, senão não entra de novo" (e a gente sempre entrava porque alguém nos levava de volta). Sorri e achei triste porque eles formam o grupo que não entra em lugar algum, são destituídos do direito de ir e vir e se esbaldam quando podem privar alguém também.

O desfile da Fabia Bercsek começaria às 6 da tarde, mas saí antes. Amanhã tem show da Roberta Sá no lounge da Natura, convite feito, mas, sorry, too much pra essa que vos fala. A proposta é boa, mas aquele mundinho parece o universo paralelo dos meus sonhos, com todo respeito.

Adoro um rímel, uma coisinha básica na boca, calça jeans e sandália. Adoro não precisar fingir, nem me fantasiar, nem me ferir. Sou educada, continuarei sendo, lá ou onde quer que eu esteja. A educação não me diminui, nem rompe status algum de qualquer coisa, não preciso ser grosseira ou arrogante para conquistar respeito. As pessoas são iguais, isso não é balela, não, senhor. São singulares, mas são todas iguais.

A coisa boa é ver o talento dos nossos profissionais: criatividade e rapidez, batom nas pálpebras com os dedos para deformar, sofisticação e qualidade. Mas, isso é assunto para o portal... logo mais, acompanhem ;-)

Um beijo!


PS: Mulher ao Espelho, de Picasso.


Comentários

Unknown disse…
Perfeita sua descrição do "mundinho" fashion! Eu fui no Fashion Rio, mas encontrei amigos, bebi nos lounges e fui embora. Nem observei muito a galera .. estava colocando o papo em dia. Mas ... SHOW da ROBERTA SÁ?? Vc tem que ir! Teve aqui no Rio no Circo Voador .. e eu não consegui ir ... Me redime! Beijooo
Anônimo disse…
Muito legal o seu relato sobre o SPFW,obrigado!!!! Depois a
gente conversa sobre o rodablog...

Bjão e take care...
Anônimo disse…
ai, sao profissionais trabalhando... foi muito legal ontem, depois vou tratar as fotos, vamos marcar de eu lhe entregar qdo vc puder, bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Monstro da palha

O curioso caso de Benjamin Button