Um fim é sempre um recomeço



Uma amiga muito querida me procurou hoje numa tristeza que me cortou o coração. Separada há alguns dias do seu amado, ela não sabe o que fazer para superar. Eu, e todo mundo desse planeta, já passou por essa dor. Acho que é por isso que dói tanto na gente quando alguém que a gente gosta sofre dessa perda.

Logo de cara, quando acontece, a perda do amor é sempre incompreensível. Por que, como assim, tão de repente??? A gente pensa, chora e nunca entende, nunca. E vai lá falar com o outro, tentar dizer que "mas, mas..." e nada. Ver o outro irredutível é a morte, não dá, simplesmente não dá para compreender.

Não há nada que alguém diga nesse comecinho de fim que possa aliviar ou trazer esperança. Não se pode ser leviano e dizer "isso passa", nem leviano duplo e garantir que "ele voltará". Até porque, "ele voltar" nem sempre é o melhor, nem sempre será mais feliz.

Aliás, se posso dizer alguma coisa é: algo muito desconfortável para ambos já estava acontecendo. A explosão parece repentina, mas nunca é. Como tudo na vida, uma ruptura é resultado de um processo que, muitas vezes, a gente não quer ver nem acompanhar. Por isso, quando acontece, parece que nos pega de surpresa.

Mas, como quem está sofrendo é uma querida muito querida, tem outra coisa que eu faço questão de registrar: minha linda, certamente, certamente mesmo, por mais que agora pareça que não, sua vida está precisando de mudança. Não importa qual, ninguém tem nada a ver com isso. O importante é que a gente sempre sabe onde precisa sacudir e horas como essa são maravilhosas para alavancar. Aproveite, não deixe passar a chance, não adie, não lastime.

Quem não quer ficar ao nosso lado está nos dizendo que, na dupla, nós também não estávamos tão felizes assim. Ninguém é infeliz sozinho. Essa pessoa está fazendo o que talvez não teríamos coragem por pura acomodação. Passado o luto, nosso coração sempre fica mais claro, mais transparente, mais ciente do que quer, mais inteiro, e, principalmente, mais coerente. Não existe cegueira no amor. Quando estamos "cegos" pode ser por qualquer motivo, menos por amar.

Aproveite seu coração cheio de sentimento, minha linda, para dar uma resposta a sua vida: a mudança veio, vá com ela! Se há reconciliação possível, ela primeiro precisa acontecer em você.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Hildete Barros disse…
É isso aí Cacinha, penso igualzinha a vc. Qdo a "coisa" chega a esse ponto, há mto tempo q/ as "rachaduras " vêm aparecendo, a gente pensa q/ isso não vai além.
Mas..., como bem lembrado, tudo é um recomeço. Levantar depois do tombo, sacudir a poeira e dar a volta por cima, e o mais importante, é aprender com os erros.
Bjs.
Flávia Camargo disse…
Querida sempre pensei que todo mudança é sempre para melhor , na hora pode parecer que não.. mas podem acreditar.Outro dia escutei uma de uma amiga que achei o máximo " até um pé na Bu... te empurra para frente". e é isso ai a vida anda e a fila também.Vamos viver sem depenmder de alguem para nos fazer feliz.
bjs adorei o seu post.
Flávia

Postagens mais visitadas deste blog

Monstro da palha

O curioso caso de Benjamin Button