Com o futuro no olhar


Uma homenagem feminina ao tempo, que faz a vida maior


Há algumas semanas soube que estou grávida, provavelmente de uma menina. O que pode parecer muito comum para a maioria das mulheres, pois é um sonho e um desejo para quase todas, para mim foi, e tem sido, uma grande descoberta, uma vida, de fato, nova, que antes eu nunca havia imaginado para mim.

A gravidez é o símbolo maior de feminilidade, muito embora  eu sempre tenha acreditado que nem toda mãe é, por natureza, uma mulher plenamente realizada somente porque pariu outro ser. Na minha opinião, a maioria das mulheres tem filhos sem ao menos pensar direito no que é isso, apesar do discurso fácil ser o mesmo: "é a melhor coisa do mundo".

Foi em abril de 2013, mês do meu aniversário, que me perguntei o que eu e o meu marido faríamos com todas as experiências que tivemos e temos, com todos os valores que construímos, com as descobertas sobre a vida que conquistamos a cada segundo, a cada dia. Para quem contaríamos nossas histórias? A quem ensinaríamos que a vida não é exata e que as pessoas são diferentes, porém iguais em essência? E as nossas tantas viagens, para quem mostraríamos tantas fotos e tantas curiosidades? E o nosso trabalho, diário e arduamente construído, com persistência e paixão, para quem deixaríamos os frutos?

Começou assim a viagem para o meu coração de mãe, antes tão adormecido por questões práticas e um tanto preguiçosas. Filhos dão trabalho, filhos são caros, filhos são difíceis de educar, filhos são ingratos. O mundo está complicado para por filho no mundo, a sociedade está perdida. Todas essas razões, vamos combinar, são muito razoáveis!

Lembro que, num certo dia de junho do ano passado, uma amiga que tentava engravidar há muito tempo me disse: "tenho absoluta certeza de que eu seria uma pessoa muito melhor se eu fosse mãe". Aquilo bateu fundo no meu coração porque eu sempre quis retribuir a sorte que tive na vida sendo um ser humano melhor. E a sementinha da maternidade começou a crescer com um pouco mais de certeza e sem tanto medo assim a partir daquele almoço no maior estilo "Sex and the city".

Enfim, em dezembro descobrimos que estávamos grávidos! E um turbilhão de novidades começou a acontecer, no meu corpo, no meu coração, no meu olhar que ganhava futuro. Não existe uma única palavra para descrever o que é "fabricar" um serzinho a partir de uma sementinha. Não é possível descrever como é saber que estou construindo cérebro, pulmões, coração, rins. E que, em breve, muito em breve, eu e meu marido, o homem que escolhi para ser meu companheiro eterno, estaremos construindo um caráter, uma pessoa, um cidadão.

É preciso ser mulher, é preciso viver essa experiência para entender o que é a verdadeira natureza acontecendo. Não sou apenas eu, meus pensamentos e meus sentimentos. Há uma natureza soberana agindo, incontrolável e indomável. Sobre ela não tenho rédeas e isso, que poderia ser assustador, tem sido, para mim, libertador. Finalmente, estou à mercê da vida!

Como já dizia Oliver Wendell Homes, "a verdadeira religião do mundo vem das mulheres, das mães acima de tudo, que carregam a chave de nossas almas em seu seios". É esse poder, sem poder algum, que estou sentindo. É a apropriação da minha condição de mulher. Plenamente realizada. Meu tempo neste mundo ficou maior.


Comentários

Cristina disse…
Lindo Acácia!!!

Fiquei imensamente emocionada em poder sentir através de ti um pouco desse gostinho e descobertas.
Parabéns e muitas alegrias nessa nova caminhada.

bjs no coração
Rezinha disse…
Acácia! Que legal, parabéns!!! Adorei a novidade e adorei o texto sensato. Uma amiga minha me disse, depois de 2 meses que teve bebê que não é esse encanto que algumas mães falam. É sim maravilhoso, você se transforma mesmo (acabei de vê-la, agora com 8 meses e com longas dormidas, está super curtindo já pensando no segundo) mas é dolorido e cansativo! Terminou dizendo: Re, desculpa se fui sincera, mas sabe, vc vai achando que é um sonho e não é!
:-)

Vai curtindo as descobertas e nos contando! Beijos Renata
Hildete Barros disse…
Muito profundo tudo que acabei de ler! Muito me orgulha saber que vc tá sentindo uma sensação que valoriza o AMOR. Parabéns minha filha!!! sempre sonhei com esse momento! Esse "serzinho" tá chegando no momento certo com as pessoas certas!!!! Muito obrigada! TE AMO!!!!! bjs
Unknown disse…
Fantástico, não há outra palavra que possa descrever, seriam todos sinônimo da mesma! Parabéns! Eu sempre os admirei, separados, juntos e agora triplos.....bem vindo futuro

Postagens mais visitadas deste blog

Monstro da palha

O curioso caso de Benjamin Button